Origem do blog

Uma pequena história

Eu e uma tia materna, Vilma, sempre conversamos muito - embora, mais por telefone que pessoalmente -  entre os assuntos sempre está literatura.  Há um bom tempo ela me falou sobre o livro  "Crestomatia: excertos escolhidos em prosa e verso dos melhores escritores brasileiros e portugueses". Livro adotado quando cursava o antigo ginasial. O livro se foi, mas tia Vilma nunca o esqueceu. O tempo foi fomentando a saudade do valoroso livro  que  tanto contribuiu  para despertar seu amor pela  literatura. 

Me comprometi em conseguir um exemplar em uma sebo livraria.  A  espera foi longa, mais de dois anos. Depois de comprar equivocadamente um com o mesmo título, mas de outro autor, consegui dois exemplares na Sebo Cultural em João Pessoa. Minha ansiedade enfim estava próxima a  se transformar em alegria. Não era mais só a satisfação de promover a alegria daquele reencontro tão almejado por tia Vilma. Os elogios consistentes e até emocionados cativaram meu interesse e despertaram ânsia e desejo pela leitura daquele livro. Ainda na loja  pude constatar o quanto valeu a pena a espera. 



  Se aplaquei quase de imediato minha ansiedade, Tia Vilma teve que esperar mais um pouco. Eu havia entendido que não podia enviar o exemplar dela pelos correios. A alegria do fim da longa espera teria de ser testemunhada, ou mais que isso; partilhada. O anuncio da compra do livro foi feito por telefone e rendeu longa conversa. Pude perceber durante nosso diálogo que aquele esperado exemplar que eu guardava nas minhas mãos, apesar de estar fisicamente completo em todas suas páginas, era para tia Vilma apenas um complemento. Ela carregava consigo uma indelével versão impressa no seu íntimo, singularizada pelas entrelinhas escritas por sua historia de mundo, impregnadas por um universo de emoções que só  uma boa leitura  faz germinar em cada um de nós.


Identificamos um mesmo sentimento que nos incomoda o de perda, não apenas nossa, mas das novas gerações. Perda da boa leitura.  A resposta foi a intenção de disponibilizar um blog.
Teria que ter um diferencial frente a tantos espaços na internet dedicados a esse tipo de publicação. Algo que incentivasse o acesso.  Lembrei-me das recitações do tempo de escola; começava a nascer o "Voz Verso e Prosa". 

 Para concretizar a ideia recorri a dois talentosíssimos amigos de longas datas.


O projeto gráfico, incluindo a logomarca, confiei a Adnael da DAZ Propaganda. Ele já produziu logomarcas para outras três iniciativas que participei, a primeira há mais de 10 anos.

Quanto as narrações e recitações, na minha opinião o maior diferencial do Blog frente aos concorrentes, convidei o amigo e ex-colega de curso de Jornalismo, Ricardo Moresi, um excelente profissional de comunicação, um verdadeiro artista da voz. Moresi encampou a ideia e assim... aqui estamos.


Rômulo Rostand de Araújo Rodrigues
Em 3 de abril de 2013